Como usar o Twitter

Quase todos estão usando o Twitter, desde pessoas comuns, como nós, até famosos, empresas e corporações, como o Portal G1, New York Times, Google e Arnold Schwarzenegger, apenas para citar alguns poucos.

O Twitter pegou o que havia de melhor e mais simples dos blogs, RSS e redes sociais, e criou esse ambiente fantástico que é hoje. Imagine o Twitter como um blog, ou microblog, onde você posta pequenos textos de até 140 caracteres, enfatizando assim a objetividade do texto que você quer compartilhar com o mundo.

E a grande pergunta: o que se escreve no Twitter?

A resposta é simples. Qualquer coisa. Quer falar algo interessante que você leu ou viu? Fale no Twitter. Quer dizer o que você faz durante o dia? Twitter.  Quer falar alguma frase profunda? Twitter nele. E isso é bom, porque seus amigos irão te conhecer melhor, e você conhecerá melhor eles. Lembre-se, você é o que você escreve.

E porque faz sucesso? Porque é NATURAL. É natural as pessoas querem falar de si mesmas, de comentar sobre algum assunto, ou de querer compartilhar alguma idéia ou novidade. Elas já fazem isso na vida real, o que faltava é um meio de fazer a mesma coisa, mas de maneira mais dinâmica, rápida, e sem perda de tempo.

E na prática? Hoje seus amigos podem ter um blog, por exemplo. Mas quando eles postam algo, você não fica sabendo, a não ser que visite freqüentemente o blog de todos eles, o que não acontece provavelmente. No Twitter é diferente. Você segue quem fala coisas interessantes na sua opinião e, quando qualquer uma dessas pessoa posta algo, esse pequeno texto aparece no SEU Twitter, evitando assim que você visite a página dele para ler as novidades.

Resumindo, você escreve e todos que te seguem recebem a mensagem. E tudo o que as pessoas que você segue escrevem, você recebe no conforto do seu Twitter.

Então vamos lá!

Primeiro passo, crie uma conta no Twitter. Você só precisa informar um e-mail e inventar um login. Entre na página do Twitter e clique no botão “Sign up now”. Informe o nome completo (importante para as pessoas saberem que é o SEU Twitter), escolha um login, uma senha e coloque o seu e-mail. No campo “Type the words above”, escreva o que você consegue ler, depois clique em “Create my account”.

01-twitter-signup

Na próxima tela ele pergunta se você quer verificar se você já tem amigos que estão no Twitter. Para isso, ele pode acessar os contatos que estão cadastrados na sua conta do GMail, Yahoo ou AOL.

02-twitter-procurarcontatos

Se você tiver alguma dessas contas, selecione a apropriada, coloque o e-mail e a senha do e-mail e, no passo seguinte você terá seguido automaticamente os seus contatos que tiverem conta no Twitter. ATENÇÃO! Nesta mesma tela ele vai sugerir que você siga algumas pessoas semi-famosas que talvez você não conheça.

É melhor não selecionar ninguém. Desmarque a caixinha “select all” e clique em “Finish”.

03-twitter-naoselecionardesconhecidos

Pronto. Estamos na tela principal. Esta é a minha conta.

04-twitter-telaprincipal

Todas os posts das pessoas que eu sigo no Twitter, aparecem aqui, e os meus próprios, inclusive. Se você não estiver seguindo ninguém, nenhum texto vai aparecer, até que você poste algo. Vamos começar seguindo uma pessoa comum, eu por exemplo, e um site de notícias, para você sentir como é.

No navegador, acesse twitter.com/llagerlof (vai abrir em outra aba/janela). Como você está logado, vai aparecer abaixo da minha foto (bem antiguinha por sinal),  um botão “Follow”. Clique nesse botão e você começará a me seguir. Agora acesse a lista de contas que o G1 tem, e clique naquela que mais lhe interessar: http://tr.im/z1Bs.

Ao acessar qualquer uma dessas contas do G1, vai aparecer o botão “Follow” abaixo da foto, neste caso, logotipo. Clique em “Follow” para começar a seguir.

Agora acesse a sua página do Twitter indo em www.twitter.com. Como você já deve estar logado, deve aparecer as últimas mensagens que o portal G1 enviou, e uma ou outra minha, porque eu twito bem menos que o G1 ;-).

Para finalizar o básico, poste alguma coisa! Uma frase qualquer. Um pensamento. Uma descrição com algum link interessante que você conheça! Todas as pessoas que te seguem (provavelmente ninguém agora, mas isso vai mudar conforme você espalhar para os seus amigos o seu Twitter, e postar algumas coisas por dia.  A Twitoesfera agradece, juntamente com todos que irão te seguir.

Tornando o uso do Twitter mais prático

Para você não ter que entrar no site o tempo todo pra checar as mensagens das pessoas que você segue, e até para postar coisas novas, instale algum programinha que faça isso pra você. Existem vários. Hoje vou recomendar o TwitterFox (https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/5081). Ele é um Addon para o Firefox. Sempre que você receber uma mensagem, ela aparecerá discretamente no canto do navegador, e depois sumirá. Por ele, você tem acesso às mensagens (sem precisas entrar no site do Twitter) e pode postar direto dele. Instale o addon (o Firefox vai pedir para reiniciar o navegador). Depois de instalar e reiniciar o Firefox, vai aparecer um pequeno T (T de Twitter) no canto direito inferior. Clique nele para adicionar a sua recém-criada conta do Twitter. Irá abrir uma janela pra você configurar o Twitterfox. Clique no botão “Adicionar usuário” e coloque o seu login e a senha que você escolheu para o Twitter, depois vá em OK.

06-twitter-twitterfox

Quando o T ficar azul, quer dizer que você logou com sucesso no Twitter pelo Twitterfox. Clique nele e irá aparecer a lista das últimas mensagens. Logo abaixo tem um campo para quando você quiser postar algo.

07-twitter-twitterfox

Agora é só espalhar para todo mundo que você tem um Twitter. Logo vai angariar um monte de seguidores!

Um comentário sobre “Como usar o Twitter”

  1. Gostaria de recomendar UpaUpas uma aplicação Web dedicada a mídias sociais (Orkut, Twitter, Youtube, Flickr, blogs etc.)

    O conceito de votação de conteúdo comunitário permite que as pessoas se divirtam compartilhando seus links.

    Pode-se compartilhar vídeos, imagens, blogs, microblogs nessa rede social utilizando recursos de grupos, eleições, comentários etc.

    Esperamos construir uma comunidade onde todos se divirtam com o melhor da mídia social.

    http://UpaUpas.com/

    Obrigado.

Deixe um comentário